quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Salve o queijo!



Salve o queijo!


Sempre tive quedas por comida e pela vida do campo e meu maior sonho é criar mais um negócio criar uma fazenda de orgânicos e estou pensando em comida como uma coisa a mais não só no sentido de alimentar e tb como manifestação de protesto e de resistência a pasteurização do sabor imposta pelas multinacionais que querem destruir culturas em nome do lucro que só irá para o bolso delas. Por isso achei interessante este post que vi no http://www.malaguetanews.com.br/pimentas/salve-o-queijo . Então comida as vezes não é só comida pode ser também  diversão e arte!
Quem mexeu no nosso queijo? A frase não faz alusão ao livro famoso de auto-ajuda mas atenta para a séria questão sobre o desaparecimento da produção artesanal de queijos no mundo. Entre as causas estão o abandono dos pastos de montanha, normas de controle excessivamente rígidas, tempos de processamento muito demorados e um mercado em crise. Contra a extinção da arte queijeira e por sua valorização, o  Slow Food promove o encontro mundial Cheese de 20 a 23 de setembro, em Bra (Piemonte, Itália).
O tema da nona edição é a Arca do Gosto, projeto da Fundação Slow Food para a Biodiversidade, que visa catalogar os produtos tradicionais em risco de extinção. Salva un formaggio! (Salve um queijo!), é o mote do evento que solicita a todos levarem para Bra um produto genuíno para embarcar na Arca. Para o Slow, preservar um queijo significa salvar raças, pastos, paisagens e saberes das pequenas comunidades, muitas vezes transmitidos de geração para geração. Outros temas em destaque serão o leite cru e os fermentos e os pastos.
A cada dois anos, o encontro reúne produtores e artesãos de vários países para debater, trocar queijo_minas.jpgexperiências e falar dos desafios do métier ligado às formas do leite. Aberto à comunidade em geral, há atividades voltadas para a família, escolas, mercados, e a programação dos Laboratórios do Gosto ( diversidade de queijos guiado por experts), Master os Foods ( viagem sensorial e cultural pelo mundo do queijo) e os Encontros à Mesa, palestras e jantares especiais.
E do outro lado do oceano, em Aracaju (SE), o Slow Food Brasil lança o filme “Guardiãs do Queijo Coalho no Sertão” no Cine Vitória, na antiga Rua 24h, na sexta 13 de setembro, às 14h30. O vídeo exibe o modo de vida das mulheres sertanejas e a relevância da produção do queijo coalho para a comunidade e economia  local. A tradição e a sustentabilidade na artesania do coalho são condições essenciais do trabalho diário no interior do Sergipe. Viva a arte da queijaria e o registro que valorizam a diversidade dessas culturas que dizem muito de um povo e uma região.
Redação Malagueta
Por Mariana Moraes
Edição de Imagem: Carolina Amorim
Esta matéria está n0:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! o que vc achou?

A falta que a normalidade nos faz

Hoje na pizzaria recebi uma visita, nesses tempos que não se pode receber visitas. Veio o meu grande amigo Cristiano Sena, veio comer uma pi...