terça-feira, 7 de agosto de 2012

Como Economizar no Projeto da Sua Casa ou Negócio

Fiz minha pizzaria reaproveitando móveis e madeiras de demolição, não fiz só por uma questão de poupar o meio ambiente, fiz por uma questão econômica e porque acho que as coisas devem ter uma segunda chance e que as vezes mudando uma pintura, ou retirando uma pintura, as coisas ficam mais legais e temos aquela impressão de: Porque não pensei nisso antes! Nesta matéria que está no site da Vida Simples  nos mostra a importância de reaproveitar e como fica legal as coisas simples, mais uma vez: Porque não pensei nisso antes!



Diferentes maneiras de reaproveitar móveis e retalhos de madeira

Módulos, cubos e retalhos de madeira podem ganhar novos usos. Basta mudar sua maneira de olhar

Publicado em 24/04/2012
Reportagem: Ana Holanda - Edição: MdeMulher


Que tal dar uma espichada de olho e perceber o que, na sua casa, também poderia ser reutilizado desse jeito?
Foto: Beto Hacker
Você resolveu reformar a casa e agora tem uma porção de móveis de madeira que parecem não combinar mais com o novo ambiente? Antes de jogá-los fora, avalie se aquela peça pode ganhar novo uso. Foi isso que aconteceu com os módulos brancos de madeira da foto acima.
Inicialmente, eles foram comprados pelo morador do apartamento para fazer as vezes de criado mudo e móvel para apoiar a televisão. Depois de reformar a casa, contudo, ele sentiu necessidade de alterar também a decoração. Só que descartar peças de madeira nobre, que ainda estavam em bom estado, parecia um enorme desperdício. Dessa forma, o desafio foi pensar em diversas maneiras de reaproveitar o que já tinha. E essa foi a prioridade na hora de decorar: reciclar uma porção de elementos da configuração antiga. Por exemplo, a estante feita para a televisão, na sala, recebeu uma prancha de freijó e os já conhecidos módulos brancos.
"Além disso, usei como base para o conjunto, e para apoiar os aparelhos eletrônicos, um móvel baixo que estava em outro canto da sala", contou o arquiteto Décio Navarro. Assim, a estante ganhou nichos mais fechados, apoio para coleções, livros, porta-retratos e outros pequenos objetos. O conjunto ficou bem harmonioso.

Retalhos de madeira


Este painel foi feito com retalhos garimpados em uma marcenaria
Foto: Beto Hacker
Foi usando pedaços de madeira, descartados em uma marcenaria, que o arquiteto Décio Navarro criou esse painel (foto), colocado atrás de uma cama de casal. "Pedi ao marceneiro que juntasse todos os restos de madeira que vão se acumulando. A única recomendação que dei foi que não usasse peças muito claras ou muito escuras. E ele as colou aos pedaços, de maneira aleatória", conta. O resultado foi um painel com quase 3 metros de comprimento por 1 metro de altura, que mudou totalmente o quarto, sem reforma ou grandes gastos - de dinheiro e de recursos da natureza.
É possível repetir esse mesmo efeito utilizando sobras de madeira do piso laminado, de móveis que estão em desuso e outras peças de marcenaria, como portas, armários ou estantes. O objetivo é conseguir o melhor resultado possível, aproveitando a maior quantidade de material, ou melhor, de sobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! o que vc achou?

Nosso Cardápio